JAPÃO, TOY ART E PIPOCA DE OURO



Em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa ao Brasil

A história começa na década de 50, no Japão. Após sofrer os abalos de muitos anos dedicados às atividades militares, de extensa ocupação territorial pelas tropas americanas e oscilações econômicas no país, o Japão procurava uma maneira de elevar o orgulho da população e uma forma de renovar a cultura e o mercado da época. A partir disso, uma geração de cartunistas, ilustradores e produtores de televisão passaram a trabalhar na criação de heróis que fariam parte da história de muitas culturas pelo mundo afora. Após isso, toy art se manifestou mais marcantemente em 1996, quando dois estilistas chineses, Michael Lau e Eric So, convidados a participar da feira de brinquedos do país, apresentaram Comandos em Ação com roupas urbanas – em vez de uniformes do exército – e cabeças de outros personagens. A iniciativa, que teve grande sucesso entre o público da feira, foi seguida por outros designers e estilistas interessados em expressar-se de novas formas, o que deu origem à Toy Art.
Os brinquedos são feitos de plástico, vinyl ou pano, projetados por artistas plásticos, ilustradores, quadrinistas, grafiteiros ou designers de moda. Os brinquedinhos, bonequinhos coloridos, vêm com os mais variados temas, e variam também de tamanho entre cinco e vinte centímetros em média, mas existem versões em tamanhos bem grandes. Não há preocupação com maleabilidade ou qualquer outra utilidade dos Art Toys além de serem um deleite para olhar.
O movimento que virou uma febre no exterior, agora se espalha pelo Brasil. O gênero é recente e há quem diga que não foi perfeitamente compreendido pelos artistas e público em geral. Porém, o movimento vem sendo difundido com iniciativas como a exposição Mocotoy, o site The Toy e a marca Toscotoys, além da galeria Plastik, em São Paulo. A criação brasileira ganhou outro nome: artesanal toys, tida como a resposta tupiniquim para a toy art, com um estilo mais caseiro e bem humorado. Algumas das marcas desse movimento são a Bubbledolls, a Sabbatical Dolls e a Amonstro.
De olho nesta nova tendência, o Festival Pipoca de Ouro escolheu como tema deste ano a Toy Art. Além de ser uma idéia muito criativa e atual, com toda certeza terá um papel importantíssimo na popularização e difusão desta arte no estado de Mato Grosso do Sul.

Texto: Isabella Gimenez - 5º PP

Revisão: Kaká Medeiros.


_____________________________________
Esta é a oitava matéria enviada pelo apoio!!
Lembrem-se, quanto mais comentários a matéria tiver, melhor!!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

5 Comentários:

Às 6 de junho de 2008 às 17:54 , Blogger Unknown disse...

essa baixou o historico da coisa oO, fico legal parabens ^^.
adman aratani d 3

 
Às 6 de junho de 2008 às 18:41 , Blogger Unknown disse...

é seria bom se tivesse toy no MS, + acho que so ia ter toy de tecidos, porq é dificil as pessoas comprarem os de 100 pila oO.

 
Às 6 de junho de 2008 às 18:51 , Blogger Paula_XD disse...

Que massa isso.
Super interessante saber das origens das coisas =)

Paula Murad, 3ºPP

 
Às 6 de junho de 2008 às 18:51 , Blogger Paula_XD disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 6 de junho de 2008 às 20:25 , Blogger Débora Mitie disse...

texto perfeito!!!!

Débora Mitie 3º PP

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
<BODY>